Os seus colaboradores são a sua marca: já valorizou a sua hoje?

25 de maio de 2016
Lisboa

Na manhã de 25 de maio realizou-se mais um encontRHo do IIRH – Instituto de Informação em Recursos Humanos, com a parceria da OnStrategy, tendo reunido no Tryp Lisboa Aeroporto Hotel cerca de duas dezenas de profissionais de recursos humanos.

A OnStrategy é uma consultora multidisciplinar focada na criação e optimização do valor financeiro dos seus clientes e parceiros, e está inteiramente focada na quantificação e maximização do valor dos ativos tangíveis e intangíveis, resultado de metodologias robustas e reconhecidas internacionalmente que são sustentadas por uma profunda compreensão do ambiente económico, político e social, e em particular dos vários setores/indústrias que constituem o tecido empresarial.

A sessão começou com uma breve apresentação da associação Make a Wish, pela sua diretora executiva Mariana Carreira, mas foi Carlos Coelho, especialista em criação e gestão de marcas, e fundador e presidente da Ivity Brand Corp, onde já acumulou mais de 40 prémios, que deu o mote de partida para o tema em debate: «Os colaboradores são a marca das empresas».

Com um discurso disruptivo, o especialista falou das quatro vertentes das marcas – funcional, estética, emocional e social – e sublinhou que, muitas vezes, o supérfluo é o essencial. «O ser humano não é um ser racional, é um ser emocional. É pela estética que nós vemos o mundo», afirmou. «Somo seres de juízos estéticos. E relacionamo-nos por emoções. Hoje em dia é igualmente fundamental perceber porque é que a marca existe, o que é que entrega à sociedade

Para Carlos Coelho, uma marca é uma relação entre duas pessoas e não entre um produto e uma pessoa. «Trata-se de pessoas com pessoas, sempre», afirmou. Assim, o que é preciso aplicar na gestão de marcas é saber ouvir, seduzir e partilhar. «É preciso fazer planos de sedução e não planos de marketing. As marcas têm de ser essenciais, mas também, e sobretudo, sensuais. E nunca podem parar. Têm de ser uma história sedutora que nunca acaba e continua sempre no dia seguinte

Fazendo a ponte para a área de recursos humanos, e para o painel que se seguiu, Carlos Coelho reiterou: «As vossas marcas são as vossas pessoas. São elas que têm o futuro das organizações nas mãos. E por isso é preciso cultivar relações mais profundas». E terminou concluindo que os departamentos de recursos humanos serão os novos departamentos de marketing.

A mesa redonda que se seguiu contou com a participação de Pedro Tavares, partner e chief executive officer (CEO) da ON strategy, Nuno Oliveira, diretor de recursos humanos da Zurich e Sandra Barranquinho, directora de recursos humanos do AKI, tendo na moderação Cristina Barros, managing director do IIRH.

Partilhando ideias e experiências, e contando com a participação da plateia, os três responsáveis contribuíram para a reflexão sobre como alinhar os recursos humanos da empresa para que estas contribuíam positivamente para a performance do negócio. Porque estamos na era da economia reputacional, nas organizações todos as pessoas são embaixadores da marca e todos são de alguma forma responsáveis pelos seus sucessos e insucessos.

Os oradores foram unânimes em considerar que é fundamental envolver todos os colaboradores nas transformações que ocorrem na marca. Não é responsabilidade só do departamento de marketing mas de todas as pessoas da organização.

Pedro Tavares considera, inclusive, que o principal, e o maior, portefólio da marca numa organização são as pessoas e não os seus produtos e/ou serviços. E que se a força da marca comercial for maior do que a marca humana, então a marca não vai crescer. «As marcas humanas é que fazem andar as marcas comerciais», afirmou, exemplificando: «uma marca comercial forte vai gerar atração de talentos, mas se a marca humana for fraca, passados dois ou três anos as pessoas vão querer sair. E é o departamento de recursos humanos que está melhor posicionado para perceber a marca humana

ORADORES:
Carlos Coelho – Especialista em criação e gestão de marcas. É fundador e Presidente da Ivity Brand Corp onde já acumulou mais de 40 prémios
Pedro Tavares – CEO, On strategy
Nuno Oliveira – Diretor de recursos humanos da Zurich
Sandra Barranquinho – Diretora de recursos humanos do AKI

VIDEO