EncontRHo da Gestão do talento: from leaders to leadership. Como construir a uma marca de liderança?

Hotel Tryp Aeroporto
16 de Abril de 2015
  • Márcia Queiroga
      Márcia Queiroga
    • Rosa Silva
        Rosa Silva

      Como construir uma marca de liderança? Foi esta a questão de base do 2º EncontRHo mensal organizado pelo IIRH.

      Márcia Queiroga e Rosa Silva, partners da Abylos, orientaram o grupo de profissionais de recursos humanos, convidando-os a refletir sobre a realidade das suas empresas, partindo da apresentação daquelas que são as megatendências: demografia, globalização, digitalização, individualismo, crise ambiental e convergência tecnológica. De que forma é que estas megatendências são percepcionadas e trabalhadas dentro das empresas?

      Em grupos de trabalho, durante cerca de 3 horas, foram colocadas dúvidas, dadas respostas e partilhadas experiências distintas, o que permitiu, logo a seguir, trabalhar as questões – Que marca de liderança desejamos para as nossas empresas? Como é que tem evoluído o perfil do líder e que perfil deverão ter os líderes capazes de responder às megatendências?

      O novo líder altrocêntrico de que se falou está para servir e não para ser servido, concluiu-se pela necessidade deste novo líder estar aberto a tudo o que é novo, estando no entanto alicerçado em valores garantindo desta forma a maturidade intelectual e a valorização da diferença, necessárias para atuar como um agente de mudança. Já ao final da manhã foi sinalizada a necessidade de construir escolas de líderes dentro das organizações e como fazê-lo. Partindo da análise de um estudo de caso, ficou clara a forma como algumas organizações constroem e desenvolvem as suas lideranças colocando-as ao serviço do desenvolvimento de pessoas e organizações.

      VIDEO