Transferência de Aprendizagem:  A chave para determinar o sucesso da formação

Como garantir que após o evento formativo, os colaboradores colocam em prática as competências trabalhadas?

No passado dia 20 de abril, realizou-se mais um encontRHo do IIRH – Instituto de Informação em Recursos Humanos. A «Transferência de Aprendizagem» (TA) foi o tema em destaque, tendo contado com apresentação dos especialistas José Santos managing partner da BTS/ Wilson Learning, e Daniela Vieira, diretora de operações da mesma empresa de formação e consultoria.

O evento contou com a participação de cerca de 30 profissionais de recursos humanos que contribuíram para a reflexão do tema partilhando as práticas de transferência de aprendizagem (TA) implementadas na suas organizações. Esta partilha foi realizada via um conjunto de questões ligadas ao estudo apresentado por José Santos e Daniela Vieira, sobre os elementos que traduzem uma maior eficácia da TA. A audiência respondeu espelhando o que já acontece nas suas empresas e o que se traduzia em oportunidades de melhoria para um maior retorno do investimento.

José Santos destacou aqueles que considera serem os três grandes desafios que a área da formação vive nos nossos dias:
– Eficácia dos conteúdos e do momento em que a formação é realizada;
– A transferência da aprendizagem em si;
– Os resultados decorrentes da aplicação.

Daniela Vieira, apontou o caminho para dar resposta aos desafios acima indicados, realçando que, mais importante do que a velocidade da formação é o foco na aprendizagem.

Em todos os momentos, foi sublinhado que a formação deve ocorrer como uma extensão da prática diária de trabalho e a importância do envolvimento das chefias como fator crítico de sucesso para acontecer uma verdadeira transferência da aprendizagem.

VIDEO